Qual é o melhor programa de edição de vídeo?

Escuto essa pergunta constantemente, ela está em blogs, sites, salas de aula e entre os profissionais do audiovisual, o que me incomoda não é a pergunta em si mas as respostas que defendem com “unhas e dentes” um determinado software, geralmente isso ocorre porque a pessoa tem mais experiência naquele determinado programa ao qual prefere e então passa a considerá-lo “mais eficiente” porque ela particularmente trabalha de uma maneira melhor, mas na realidade TODO software tem vantagem e desvantagem, nem que seja no preço, todos tem os dois lados, a questão é quem vai usar o software e com que objetivo o fará?

Se você tem uma câmera digital e deseja aprender a fazer edição de vídeos pessoais como férias, esportes, aniversários e coisas mais amadoras sem ter um objetivo comercial por trás disso, quanto mais simples, funcional e barato for o software, melhor. Você não vai precisar fazer edições mais elaboradas com recursos profissionais de correção de cor, edição em off e multicam por exemplo. Um programa muito básico mas que é ideal nesse caso é o Windows Movie Maker ou se você trabalha com Mac o i-movie serve. Vá no google e no youtube e digite tutorial (ou aprenda, tips e tricks) e em seguida o nome do software, vc encontrará tudo o que precisa, tem outros programas de edição de vídeo básicos e gratuitos, no site do baixaki vc pode encontrar, mesmo softwares simples de edição de áudio como o Sound forge permitem edições de vídeos, ainda que de uma forma limitada.

Se o seu caso é outro, se vc é um profissional com objetivos comerciais ou é um amador que sente a necessidade de editar com alguns programas que ofereçam mais recursos e ferramentas pra edição, te aconselho algum dos 3 programas: Final Cut, Adobe Premiere ou Sony Vegas. Sabendo usá-los é possível incrementar sua edição e por um preço acessível, coisa que não ocorre com outros programas mais profissionais e que só são comercializados para pessoa jurídica. Esses 3 programas estão num mesmo nível, tem algumas diferenças entre eles mas nada que justifique afirmar que um é superior ao outro, o grau de complexibilidade é maior que do windows movie maker ou imovie mas nada assustador, algumas semanas treinando e vendo tutoriais e já ficará acostumado. Final Cut roda só em Mac, existe uma gambiarra de instalar o sistema mac no pc e rodar o FCP mas não vale a pena, não terá a mesma performance.

Se você é um profissional que trabalha com eventos sociais, casamentos, aniversários e etc, qualquer um desses 3 softwares (Final Cut, Adobe Premiere ou Sony Vegas) resolve seu problema, são bons programas e relativamente fáceis de aprender, não acredito que terá falta de alguma ferramenta ou recurso para fazer a edição de algum evento. Minha única dica para o mercado de trabalho é que se vc deseja futuramente trabalhar com edição de vídeo em alguma produtora ou agência que evite inserir no seu cv experiências de edição de vídeos sociais (casamentos e etc), é muito difícil um diretor de cinema ou publicidade ver um cv assim e te contratar, ainda que ambos trabalhem com vídeos, o nível de tecnologia, complexidade, exigência, orçamento e visibilidade é diferente. Não tem problema você trabalhar um tempo com vídeos sociais pra se familiarizar com o processo, mas se futuramente vc que ir para um estúdio ou produtora não inclua isso no cv, fica a dica. Não estou desmerecendo os profissionais deste segmento, só explicando que existe um preconceito de que o cara que trabalha nessa área não é tão “criativo” ou familiarizado com o processo audiovisual profissional televisivo ou cinematográfico.

Você já é um editor de vídeo profissional e deseja crescer na área? Então não se limite ao Final Cut ou Premiere, existem outros softwares mais caros e com mais recursos que a grande maioria de canais de TV e produtoras grandes usa, programas da autodesk como o Smoke (voltado para TV), Flame (motion graphics, é tipo um after melhorado) e Inferno (específico para cinema), são programas mais caros mas com uma performance e diversidade de ajustes impressionantes, para aprender esses softwares é mais fácil se vc morar no Rio de janeiro ou em São Paulo, o caminho é a via crúcis: pedir pra trabalhar de graça como um estagiário não remunerado em uma produtora grande ou canal de TV que use esses softwares e tentar aprender o máximo possível hahahaha pior que é sério, fiz isso no meu último ano de faculdade e não me arrependo, nessa área informação é aprendizado e aprendizado é seu passaporte no mercado profissional.

Os programas da Avid (Media Composer e Adrenaline) também são muito usados em canais de TV e em grandes produções internacionais, oferecem algumas vantagens significativas de trabalharem com formato de vídeo omf (mais antigo e que era restrito a 2 Gb por arquivo exportado) e o mais atual omx, que diferente do formato mov do Final Cut ou do avi do Premiere não são associados a nenhuma plataforma, rodam tanto em Mac como em Pc e Linux sem problema, além disso os softwares da Avid podem rodar simultaneamente com o Protools possiblitando um ajuste de áudio mais profi, possuem GC em 3d, edição em 3d com óculos, Real time e o dispositivo AMA (Avid Media Access) que agiliza muito o processo de decupagem e pós produção, por essas e outras razões não inclui o Avid na mesma categoria que o Premiere e Final Cut. Outro programa que cada dia mais tem ganhado força é o Nuke, ele permite uma flexibilidade muito ampla pra quem trabalha com motion graphics, David Scandlyn é o cara com esse programa, tem vários tutoriais dele na web.

Enfim, há uma quantidade enorme de outros softwares de edição e composição (motion graphics): Media 100, Jaleo, Liquid, After effects, Mocha, Maya, Particular illusion, Color, Red Cine X e etc… é uma área que envolve tecnologia, e como qualquer profissão que conta com ela não podemos afirmar que tal equipamento é o top de mercado porque enquanto estou aqui escrevendo esse post do outro lado do planeta tem algum japonês inventando algo mais “ninja”.

A pergunta de qual software é melhor não tem uma resposta certa, mas outras perguntas (feitas nesse post) que conduzem a uma resposta mais adequada, a habilidade do piloto é que faz o diferencial da performance do carro numa corrida, o segredo é o piloto e não a marca do carro, o Senna com um fusca deixaria qualquer barbeiro de Ferrari pra trás, assim é na edição, o segredo não é o programa de edição mas o editor, o software não trabalha sozinho, a pecinha atrás do computador é a chave de tudo, vc tem que ter o conceito da edição na cabeça antes de executar a montagem, o timing de corte, a estrutura visual, o ritmo da imagem, a combinação de cores, o movimento, tudo isso é o repertório conceitual pra se realizar uma edição. Já vi pessoas dominarem um software profissional mas o resultado final da edição ficar totalmente amador, editores que sabem usar as ferramentas e os efeitos, “só” não sabem quando usar isso tudo de uma forma criativa e que esteja de acordo com o briefing do trabalho.

Encontre uma área na pós produção (3d, motion graphics, titles, edição) e se abrace nela, depois descubra qual software vc se sente mais confortável e trabalha melhor (isso varia de pessoa pra pessoa), já vi gente usando o Pinnacle Studio (que particularmente acho limitado e lerdo) numa velocidade invejável porque já estavam acostumados com os atalhos e com o workflow. Nas próximas postagens vamos falar mais sobre os conceitos de uma montagem audiovisual e os elementos que fazem parte do mesmo corpo.

Deixo aqui os ítens importantes de considerar para um programa de edição de vídeo (seja ele qual for):
- Multicamera
- Correção de cor
- Workflow personalizado
- Atalhos
- Off-line e on-line
- Velocidade
- Ajustes
- GC em 3d
- Edição em 3d
- Render e Real time
- Áudio
- Multiplas timelines
- Keyframes

Dúvidas e sugestões mandem email

Valeu
About these ads

11 Respostas para “Qual é o melhor programa de edição de vídeo?

  1. Davidson dezembro 5, 2012 às 3:21 am

    Perfeito, o melhor texto que já li a respeito disso, espero que mais pessoas possam ler um magnifico texto como esse… você tocou em diversos pontos muito importantes que devem ser considerados ao responder a pergunta inicial, abordou diversas situações, expôs alguns nomes,… sem comentários.

    • rpmiro dezembro 5, 2012 às 2:29 pm

      Valeu amigo, q bom q gostou! Não estou conseguindo atualizar o blog com a freqüência que quero porque fiz uma mudança recentemente q consumiu todo meu tempo mas estou me planejando para alimentar ele com mais freqüência de pelo menos 1x por semana e de em breve dar aulas online.

      abs

  2. Carlos Alexandre Noriler dezembro 18, 2012 às 8:44 am

    Meu irmão, minhas palavras são as palavras do Davidson. Estou a meses e meses procurando um texto assim para ler e compreender melhor o assunto. Meu mundo estava formado em Vegas, Adobe e Final Cut. Agora posso compreender melhor os editores de vídeos profissionais e ir atrás do que eu quero. Sou grato a vc. Obrigado.

  3. Gabriel Adolfo Ribeiro maio 3, 2013 às 8:33 pm

    Amigo, é com muito prazer que irei te seguir em seu blog. Exelete relato. Sou um apaixonado por filmar e editar. Quero sempre aprender mais. Muitas dúvidas foram resolvidas com o exelente texto explicativo que acabei de ler. Valeu, Obrigado.

  4. Dinarci Borges julho 5, 2013 às 11:53 am

    Show de bola, muito bom!

  5. Geraldo Magela Moreira setembro 30, 2013 às 5:11 pm

    Muito obrigado amigo, pela deliberada iniciativa de compartilhação de idéias e dicas.
    Ha muitos anos dedico à arte do vídeo. Sou videomaker autodidata atuante na área de eventos sociais em geral.
    Parabéns pela clareza e solidez de sua expressão sobre o assunto em questão. Sua resposta foi muito além de resposta sobre uso de software; o conteúdo de seu texto eu considerei como aula.
    Obrigado!

  6. Vasco Alves: edição de fotos outubro 30, 2013 às 4:22 pm

    Olá! queria saber se tem algum programa p/ edição de fotos em que eu possa deixar a foto em preto e branco, exceto alguma cor q eu escolher

  7. tiago dezembro 24, 2013 às 12:07 am

    muito bom!
    trabalho com o pinnacle a 5 anos e nesse post vc tirou muitas dúvidas minhas pois pretendo me aperfeiçoar.
    uma coisa interesante que vi aqui e não vi em vários posts é em relação a gambiarra de usar o Final Cut em um pc.

    muito obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: